sábado, 31 de outubro de 2009

Semioque??




Semiótica: é o estudo dos signos, ou seja, as representações das coisas do mundo que estão em nossa mente. A semiótica ajuda a entender como as pessoas interpretam mensagens, interagem como objetos, pensam e se emocionam.

Em meio a mais um momento de criação,  (frequente na correria dos afazeres diários,) deparei-me com mais esta palavra, até então desconhecida... não de existencia.... de siguinificado... mas ocorrendo com mais frequência do que parece.
Partindo do principio do "abstratismo".... cada um ver o que quer ver.... (risos).. ou tambem.... entende o que quer entender... O problema é quando sobe a cabeça... (risos²) Sempre tem aquela frase dita/escrita que abre espaço para todos os tipos de interpretações, e quando a pessoa é daquelas que não basta que apenas  que a "porta seja amerela" ... mas porque ela é amarela? ela é amarela mesmo? (kkkk).... iiiiiiiii....tenha paciência.... não confundindo com paranóia ou teoria da conspiração é claro..(risos³).... apenas exeço de pontos de vista e interpretações...
Mas do mesmo jeito como é bom saber o "sentido"... as vezes ficar no sub-entendido, enigimático do não explicado é mais interessante...(entendeu?)
Não?             oO
; )

domingo, 25 de outubro de 2009

Sentido/Sentindo





  
Quem não ja respirou fundo ao sentir aquele cheirinho de terra molhada, ou aquele aroma do mato, la na casa/fazenda/sitio do  interior?
Legal né?!
Tão importantes quanto as lembranças visuais, são as "cheirais" (rsrsrssrs).... que reproduzem de formar fiel tudo que se sentia naquele momento/dia/lugar/hora, dando aquele gosto saudosistas de boas memórias. Nem sempre boas é claro, mas todas elas com seu valor.
A melhor parte é que assim como a água do mar sempre se renova, novos aromas, a todo instante começam a fazer parte da sua vida, seja eles bons ou ruins, breves ou demorados, azedos ou adocicados... estarão lá para serem respirados fundo mais uma vez...
Independente se a respiração e certa ou errada... (risos)


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Indefinido

Por estar um pouco atrasado nas postagens faremos aquele velho resumão... hehe... esperando não esquecer nada de importante... ; )

1ªParte




 Alegria: é expressada por sorrisos, contentamento, em seguida pode ser verbalmente agradecida. O tempo até passa mais rápido do que você imagina, o estímulo da alegria vem através dos cinco sentidos que dão prazer, e logo a alegria. Alegria é só uma palavra que descreve o prazer em outras palavras, uma palavra mais social.

O que faz você feliz?

A lua, a praia, o mar
A rua, a saia, amar....
Um doce, uma dança, um beijo,
Ou é a goiabada com queijo?

Afinal, o que faz você feliz?

Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde,
Arroz com feijão, matar a saudade...
O aumento, a casa, a guitarra que você sempre quis
Ou são os sonhos que te fazem feliz?

Um filme, um dia, uma semana
Um bem, um biquini, a grama...
Dormir na rede, matar a sede, ler...
Ou viver um romance?

O que faz você feliz?

Um lápis, uma letra, uma conversa boa
Um cafuné, café com leite, rir à toa,
Um pássaro, ser dono do seu nariz...
Ou séra um choro que te faz feliz?

A causa, a pausa, o sorvete,
Sentir o vento, esquecer o tempo
O sal, o sol, um som
O ar, a pessoa ou o lugar?

Agora me diz,
O que faz você feliz?






2ª Parte




Saudade: é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".

Eh... independente do raça, país, região ou ser humano o sentimento é o mesmo... Saudade do lugar, da pessoa, da data, do objeto, do animal... enfim... como a definição do nosso grande amigo wikipédia "mistura dos sentimentos de perda, distância e amor" .... as vezes mais de um que do outro, as vezes só de um,  as vezes os três, ou simplismente.. as vezes.... 
E mesmo com toda sua "brutalidade"(risos) não deixa de ser menos importante... por que sem ela não haveria o que se sentir....

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Imagens valem mais que palavras....





















Nem precisa dizer o que siginificam as imagens né?

Pois é... apesar da "inércia"... tentarei não prejudicar o post... (rsrsr)... essa vida sedentária esta começando a me prejudicar.
Seria a idade? Pelo amor de deus não... Não nos entreguemos tão facilmente... (risos). Tentando tanto fugir de uma vida alienada mas ela teima em persegui-lo levando a aquele faltal/letal/mortal preguiça.
Vamos la!! Levante!! Saia correndo....

....

... a cama parece mais confortavél...


Parece que tudo aquilo que você pensa em fazer que requer um esforço a mais se torna um martirio.
Vou terminar indo pro inferno segundo uma sábia avó... (rsrsrsrsrsr). Mas ficar um tempinho inerte leva você a pensar mais... Planejar melhor as coisas para o futuro... mesmo que naquele momento não tenha a minima "capacidade espiritual" de realizar esforços... mas prepara-se melhor para as diversas situações do cotidiano do dia a dia diário (¬ ¬')... menos para aquele futebolzinho de fim de semana com os amigos do trabalho, essa nenhum planejamento do mundo vai fazer com que seus pulmões reajam corretamente depois de 20m de corrida... mas tudo ao seu tempo...
Essa problema ai... amanhã eu resolvo...










Os 10 mandamentos do preguiçoso.

 

01-Viva para descançar.
02-Ame sua cama,ela é o seu templo.
03-Se vir alguém descansando,ajude-o.
04-Descance de dia para poder dormir a noite.
05-O trabalho é sagrado,não toque nele.
06-Nunca faça amanhã o que você pode fazer depois de amanhã.
07-Trabalhe o menos possível,o que tiver que ser feito deixe que outra pessoa faça.
08-Calma,ninguém morreu por descansar.
09-Quando sentir desejo de trabalhar,sente e espere que ele passe.
10-Não se esqueça,trabalho é saúde.Deixe o seu para os doentes.

domingo, 11 de outubro de 2009

Dia mais 10...



Sempre digo que beber sozinho da uma tristeza né... você lembra daquela piada horrivel, e quando olha pro lado procurando uma "vitima"... nada... serve o seu copo até o topo... e.... só o seu mesmo.... escuta aquela puta música que a tempos não escutava, mas é apenas você e seu eu interior (rsrsrsrs) compartilhado o momento... O pior é quando se reclama por estar bebendo sozinho e não quer tambem ninguem por perto...
Mas sempre há seu lado positivo....você fica bebado mais rápido (risos²)... isso é positivo? talvez menos negativo... Fica perigoso quando a mente começa a trabalhar.. ai saia de perto, mente vazia e copo cheio não sai coisa que sirva. Você fica nervoso, irritado, até que meio "puto da vida".... mas descobre que não havia razão para aquilo... e nem que houvesse. Começou a lembrar que não era assim, era difente. E que apesar do copo ao lado estar vazio, estava lá, com toda sua importância, e que depois de tantos alegres vezes cheiom não poderia entristecer-se por uma "noite vazia"... Ja havia um sorriso no rosto... "oh o doido rindo sozin!" (mesa ao lado)... ja pedia até música*.
Pedido atendido, ofereceu-a ao copo vazio... Não era a mesma coisa, mas ja estava muito melhor...
Mas o fato de beber algumas muitas cervejas só, ainda deixava sequelas... não mais espirituais... corporais mesmo...
Um viva para os epoclers, neusaldinas, engoves e parceiros...  \o/
Mas que gostaria que o copo estivese cheio, isso queria e muito...



*música:
"Cansado, vejo a vida passar...
meu lugar ao sol, ja cansei de esperar...
o tempo, faz promessas e eu vou...
ando a toa eu sei, pois me falta você"....

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Apenas mais um....




Não queria que fosse apenas mais um post sobre o obvio e o comum. Nãoo...hoje não. Há tanta coisa boa pra se falar... mas esse imenso vazio de pensamento prejudica. Talvez seja a falta de preucupações do post anterior, que leva a essa falta de assunto. Pode ser a falta de vizualizção do posterior(futuro). Ha dias que o pensamento viaja por todo o planeta, mas tambem ha dias que ele se limita ao m² ao seu redor. Um pensar "interno" ,se é que me intende, onde por pura preguiça limita-se o pensamento temporal até o momento em que vai dormi... nada de amanhã, ééééé.. isso mesmo.. intendeu neh? Vou simplificar... é aquele momento em que você so vizualiza você e o hoje... mesmo quando ficam  algumas questões no ar, perguntas sem respotas, contas a pagar, coisas a fazer, vc so se preucupa se sua cama vai estar la no mesmo lugar... Monótono não é.... nem todo dia é dia de lindas histórias, causos engraçados ou frases poéticas, exitem aqueles que são apenas mais 1 em 365...
Mas para não dizer que foi de um total vazio, havia ainda que/quem/quando ocupasse seus pensamentos e não o deixa-se acreditar que amanhã seria igual, e traria novas (e boas) coisas pra contar...

domingo, 4 de outubro de 2009

Carpe Diem



Um pouco de tranquilidade não faz mal (risos)... Sentar na cadeira e por os pés pra cima... Deitar em uma rede e balaçar até dormir (que não é o meu caso), ouvir um musica bem tranquila e sentir aquela brisa agradavel no rosto, (que não ocorre em Teresina é claro), no fim parar um pouco aquela vida agitada de afazeres, preucupações, alienações e semelhantes. Apenas o relaxar... (tava precisando), é bom quando as coisas começam a ocorrer de forma harmônica... até mesmo aqueles pequenos problemas inevitaveis do dia a dia terminam por ser ignorados quando tudo está na calmaria.
Dormi sem preucupações, (e acordar sem nenhuma nova tambem)... Mas as falta do que se preucupar gera uma precupação... (contraditório eu sei)... e amanhã? Ooooo miséria... Querer saber se amanhã vai ser como hoje constroi automaticamente uma gama de preucupações... Mas é assim mesmo... é inevitavel. Então so resta uma coisa... aproveitar o dia.

Breve passagem...

..."depois de tanto preucupar-se com que não precisava, acalmou-se repentinamente, e apenas a melodia do seu sorriso era realmente importante naquele momento"...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um cachorro, um dia, um problema e uma luz



Primeiramente desculpas aos leitores pelo atraso das postagens... (que leitores?) ... o tempo anda meio curto ultimamente. Pouco raciocinio, pouco sono e muito trabalho. Mas ja voltando a normalidade.

Para hoje estarei fugindo um pouco do padrão métrico das postagens anteriores, não deixando o  gênero"impessoal poético". (rsrsrsrsr)

Um Cachoro

Sentia-se estranho, há algum tempo idealizava aquele momento. Tinha como inevitável. Mas algo estava diferente e não sabia o que era. Receio? Não não... já não tem mais idade pra isso. Então o que seria?
Viu um cachorro em sua busca incessante por um carro... após alguns metros de persseguição, e quando finalmente o tinha imovél a sua frente... não sabia o que fazer...

Um dia

Virou um assunto de prioridade maxima (risos)... realmente era... mas talvez se não fosse as coisa seriam mais facéis (seriam?).
Um dia teve tudo.
Talvez não fosse o melhor dia, nem a melhor hora, nem a melhor trilha sonora (kkkkkkkkkk). Talvez não fosse nem o melhor, mas tambem não era o pior (risos²), mas tinha naquele momento tudo que há algum tempo não via, e sentia saudade... ...ja lhe era suficiente.
So para aquele dia claro.

Um problema

E depois? Um "simplicista" por natureza/comodidade/imposição  agora contradiz o que pregava (Amém). Como ele proprio havia falado "é mais simples do que parece". Então porque quis complicar? Qual foi o problema?
exato... naõ existia nenhum...

Uma luz

Eis que ela estava ali ao lado... a vela... ela mesma do seu lado direito do blog... esqueci dela. (rsrsrrsrsrsrs)
Um luz, (bem que mereceu)... tão ofuscante que doeu na vista... quase como um lapada de ripa nas costelas....(risos¹²³). Precisava mesmo ouvir/ler/ver aquilo... Mas ja tinha todas as respostas (ou quase todas)...
E o que aconteceria? 
Havia coisas que só ele deveria saber...